Sinusites



  Já nos pacientes com suspeita de complicações ou cronicidade da doença, a tomografia computadorizada dos seios paranasais é o exame de eleição. Outro exame bastante realizado é a videonasofibroscopia, uma endoscopia nasal que fornece dados importantes para o diagnóstico, tanto no quadro agudo quanto no crônico.Nos casos de rinossinusite bacteriana aguda, recomenda-se a utilização de antibióticos com o propósito de proporcionar a cura mais rápida, evitar complicações e prevenir a transmissão da doença. Já nos quadros crônicos, a utilização de antibióticos também é fortemente recomendada, com uma duração prolongada, no mínimo três semanas. Nestes casos, também é de suma importância identificar fatores que estejam contribuindo para a cronicidade da doença. São eles: *Hipertrofia de adenoide e presença de biofilme neste tecido *rinite alérgica sem tratamento *Refluxo gastro-esofágico *alterações anatômicas das fossas nasais e dos seios da face *Doenças da imunidade *Doenças raras como fibrose cística Além do antibiótico, corticóides tópicos e sistêmicos, descongestionantes e lavagem nasal podem ser utilizados como terapia complementar. Como no adulto, a abordagem cirúrgica da rinossinusite crônica na infância é normalmente indicada quando ocorre falha no tratamento medicamentoso. Nestes casos, as indicações variam desde a retirada das adenoides até a abordagem cirúrgica dos seios paranasais.

Agendamento



O que podemos fazer juntos pelo seu filho



Sinusites



Meu filho ronca, e agora?


Rinite alérgica




O que podemos fazer juntos pelo seu filho



O ouvido infantil tem particularidades que devem ser valorizadas durante o exame físico e tratamento da criança. Entenda agora o trabalho da Dra. Viviane Pandini.

As crianças frequentemente apresentam problemas na garganta ao longo da infância. A avaliação de um médico é muito importante. Veja os tratamentos adequados.